NOTÍCIAS

07/07

Simulação de tempo de contribuição e valor de benefício

O que é?
A Simulação de tempo de contribuição e valor de benefício, é a possibilidade que o INSS oferece para que qualquer cidadão consiga simular qual o tempo total de contribuição que já possui e qual o valor inicial do seu benefício caso venha a ter direito. Esta simulação deverá ser feita diretamente no site http://www.previdencia.gov.br/calcule-sua-aposentadoria-simulao/.  Importante frisar que tratam-se de simulações e, portanto, não possuem qualquer valor legal bem como não garantem o reconhecimento do direito a benefícios.
Simulação de tempo de contribuição
Nesta simulação, é possível totalizar os períodos trabalhados até o momento de acordo com os documentos que possui, informando as datas de admissão e demissão para cada um deles. Antes de começar a simulação, é importante que você tenha em mãos todas as suas carteiras de trabalho, carnês e outros comprovantes de pagamento ao INSS. Você informará todos os seus períodos trabalhados e, no final, o sistema exibirá qual o tempo de contribuição atual com base nos dados digitados.
Simulação de valor de benefício
Nesta simulação, é possível calcular o valor inicial de um benefício. Antes de começar a simulação, é importante que você solicite em uma das agências do INSS, o cadastramento de senha, para ter acesso às informações de valores registradas no seu cadastro ou solicite a emissão do extrato de vínculos e remunerações completo.
É importante também, que você já tenha feito uma simulação de tempo contribuição, uma vez que para alguns benefícios, o tempo de contribuição total influencia no cálculo do valor final, como por exemplo a aposentadoria por tempo de contribuição e a aposentadoria por idade.
Você informará o tempo total encontrado na simulação de tempo bem como os valores de contribuição a partir da competência 07/1994 e, no final, o sistema exibirá o valor inicial do benefício de acordo com a espécie escolhida (auxílio-doença, aposentadoria, etc). 

Fonte: Previdência Social
Voltar