NOTÍCIAS

04/05

Vínculo não encontrado no encaminhamento do seguro desemprego

Nas últimas duas semanas tem sido recorrente casos de notificação de "vínculo não encontrado ou divergente" ao encaminharmos seguros desemprego.
Isso, em 99% dos casos, tem ocorrido pelo ainda não fechamento do vínculo por parte do INSS, não havendo culpa da empresa a qual o requerente foi demitido.
Também, vale ressaltar, que o não fechamento do vínculo por parte do INSS é comum que não ocorra até os primeiros 30 dias após a data da saída do trabalhador, e até então essa notificação nunca havia acontecido.
Pelas informações que recebemos, o motivo de tudo isso é por uma atualização de sistema, a qual o MTE está fazendo para diminuir o número de notificação ao encaminharmos o seguro desemprego, porém o que parece estar ocorrendo é o oposto.
Portanto, no caso de um trabalhador procurá-lo pois foi notificado com "vínculo não encontrado ou divergente", não há motivo para pânico ou qualquer tipo de contato com a empresa em um primeiro momento, basta aguardar o prazo ao qual orientamos ou procurar diretamente a superintendência do MTE, único órgão com autonomia para liberar o seguro desemprego com essa notificação sem o fechamento do vínculo do INSS. Lembrando que a superintendência regional fica em Caxias do Sul.

Fonte: Sine Farroupilha
Voltar